Helmut Haas descobriu em 1949 que os humanos localizam as fontes do som na direcção do som que chega primeiro. Uma reflexão que chega mais tarde do que 1 ms após o som direto, aumenta o nível de percepção e espaço (mais precisamente a largura percebida da fonte sonora). Sabendo disso, mixers costumam utilizar dessa técnica haas para acentuar a presença de algum instrumento que não esteja no centro da mix. Muitas vezes tenho um instrumento de corda (violão por exemplo) completamente na direita e um instrumento de tecla na esquerda. O efeito haas pode ajudar a dar uma “cola” entre esses dois elementos e ainda destacá-los de forma agradável para os ouvidos.
Como funciona? Eu costumo criar um canal de reverb independente (via bus) para cada um dos dois instrumentos, coloco o reverb do violão que está na direito em mono somente no lado esquerdo e o reverb do teclado que está no lado esquerdo para o lado oposto (direito), realizando dessa forma o efeito desejado, onde o instrumento toca em um lado e seu reverb aparece somente no lado oposto. Depois é só escolher a quantidade desejada de reverb assim como o tipo e parâmetros de cada efeito.
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