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Qual monitor devo comprar?


A monitoração talvez seja o item mais importante para sua sala de mixagem e gravação. Mas como escolher o melhor monitor para sua aplicação e seu tamanho de ambiente? Primeiramente deve-se verificar o formato e o tratamento acústico da sala, para que a monitoração (seja a marca que for) soe corretamente sem reflexões primárias principalmente. Muitas vezes nos deparamos com sala pequenas e de formato quadrado, e posso garantir que esse é o pior cenário acusticamente falando para uma sala de mixagem e monitoração. Esses ambientes onde a pessoa fica no centro, entre paredes paralelas e simétricas, é exatamente onde ocorre o maior cancelamento de fase do áudio que sai dos monitores. Em casos onde a sala é pequena e acontece essa simetria, não adianta muito ter monitores grandes, pois grande parte das frequências graves irá ser cancelada por falta de espaço, acho que seria a unica indicação onde indicaria monitores menores, tipo até 5 polegadas. As ondas graves sempre será o maior problema acústico, por serem ondas mais compridas precisam de espaço para serem percebidas pelo nosso ouvido. Por este motivo monitores de 5” terão mais foco nos médios e agudos. Uma boa dica é ter um bom par de headphones (aberto ou semi-abertos) para fazer a verificação dos graves que não aparecem ouvindo na sala. Quem dispõe de uma sala maior e com melhor tratamento acústico, os monitores maiores 6, 7 e 8 polegadas trará uma boa referencia de graves e um volume maior, que ajudará em audiçoes finais do material juntamente com a banda e artista em maior volume na sua sala. Agora, qual marca de monitores eu recomendo? Essa é facil, o que o seu dinheiro conseguir comprar. Eu já utilizei "monitores" mais baratos como Microlab e Edifier antes de ter o primeiro par de KRK rockit 5" que me acompanhou por bastante tempo. Atualmente utilizo um par de HS8 da Yamaha e estou bastante satisfeito. Se me perguntarem se gostaria de troca-los, talvez por um Dynaudio ou um Barefoot.


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